Mudar não é
fácil, todos nós sabemos disso. Saímos da nossa zona de conforto, rumo ao
desconhecido, para enfrentar nosso maior inimigo - nós mesmos. Neste momento,
ficamos muito tentados a adotar fórmulas prontas, receitas de bolo para
facilitar esse percurso, ou, pior ainda, adaptamos algo que deu certo com alguém,
sem passar por um rígido controle de qualidade pessoal, e o resultado é muitas
vezes desastroso.
Ton MarMel - +MarMel Artista +Ton MarMel |
"Tente
fazer algo além do que você já domina, caso contrário, você nunca
crescerá". (R. Osborn).
CRIATIVIDADE
Era uma vez
um menininho bastante pequeno, que contrastava com a escola bastante grande.
Uma manhã, a professora disse:
- Hoje nós
iremos fazer um desenho.
"Que
bom"! pensou o menininho. Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas,
vacas, trens e barcos ... Pegou sua caixa de lápis de cor e começou a. desenhar.
A professora,
então, disse:
- Esperem,
ainda não é hora de começar!
Ela aguardou
até que todos estivessem prontos.
- Agora,
disse a professora, nós iremos desenhar flores.
E o menininho
começou a desenhar bonitas flores, com seus lápis de tonalidade azul do mar e
amarelo da cor do mel.
A professora
disse:
- Esperem!
Vou mostrar como fazer.
E a flor era
vermelha com caule verde.
- Assim,
disse a professora, agora vocês podem começar.
O menininho
olhou para a flor da professora e depois para a sua flor. Gostou mais da sua flor,
mas não podia dizer isso ... virou o papel e desenhou uma flor igual à da
professora.
E assim
desenhou uma flor vermelha com caule verde.
Outro dia,
quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
- Hoje nós
iremos fazer alguma coisa com o barro.
"Que
bom"! pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer
com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões. E
começou a juntar e amassar a sua bola de barro.
Então, a
professora disse:
- Esperem!
Não é hora de começar!
Ela aguardou
até que todos estivessem prontos.
- Agora,
disse a professora, nós iremos fazer um prato.
"Que
bom"! pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e
tamanhos.
A professora
disse:
- Esperem!
Vou mostrar como se faz.
Assim, agora
vocês podem começar.
E o prato que
a professora apresentou era um prato fundo.
O menininho
olhou para o prato da professora, olhou para o próprio prato e gostou mais do
seu, mas ele não podia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente
e fez um prato fundo, igual ao da professora.
E muito cedo
o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a
professora mandava. E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então,
aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Essa escola era ainda maior
que a primeira.
Um dia a
professora disse:
- Hoje nós
vamos fazer um desenho.
"Que
bom"! pensou o menininho e esperou que a professora dissesse o que fazer. Só
que ela não disse. Apenas andava pela sala. Quando veio até o menininho ela
perguntou:
- Você não quer
desenhar?
- Sim, e o
que é que nós vamos fazer?
- Eu não sei,
até que você o faça.
- Como eu
posso fazê-Io?
- Da maneira
que você gostar.
- E de que
cor?
- Se todo
mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o desenho
de cada um?
- Eu não sei
...
E então o
menininho começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde ...
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