Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

Imprensa

VÍdeos de trabalhos recentes podem ser vistos no canal de Ton MarMel no Youtube no endereço
http://www.youtube.com/user/MARMELsom/videos




“Ton MarMel é um dos artistas importantes e produtivos de sua geração; colecionou os registros, fazendo anotações e interferências, criando obras que vão muito além da documentação impressa, escrita, fotografada, registrada por meios não convencionais.

A percepção do espaço, do tempo, da grandeza da dimensão da internet e suas ferramentas de composição, exposição, diálogo e imanência são a intenção e exclusividade desta mostra, que põem em cheque os enquadramentos sociais e artísticos dos conceitos tradicionais do modernismo e da contemporaneidade, abrindo-se a experiências culturais díspares. Neste contexto, novos estudos, novos trabalhos são realizados longe dos olhos do grande público, voltados para outras áreas da expressão e do conhecimento, sinalizando novas orientações da arte e nova revolução nos meios de produção na arte.

As obras articulam diferentes modalidades de arte. Escultura, desenho, pintura, poesia, vídeos, literatura, et coetera. Enquanto isso, fora do universo das galerias de artes, novos conceitos e estudos acadêmicos sobre arte, arquitetura, direito, filosofia, sociologia foram incorporados. O mundo se tornou pequeno. Os meios e materiais de expressão se tornaram finitos e gastos, apresentando novas necessidades, desafiando classificações habituais, ao mesmo tempo em que colocaram novos conceitos tradicionais na arte, apresentando outras questões ávidas por respostas.

Decisivo e surpreso para a arte que faz, mesmo sem abandonar as tradicionais escolas, técnicas e meios de realização, aponta Ton MarMel, foi o mergulho nas novas ferramentas para execução de arte, computadorizada, e a constatação de que não existe programa ou aplicativo específico para provocações artísticas, pois desde os primórdios dos tempos artistas geniais se valeram da ajuda, talento e mão-de-obra de outros artistas, anônimos ou não, de outros profissionais e ferramentas para realização de suas obras e que muitos desses “alunos” e “ajudantes” viverem e morreram completamente no anonimato, mesmo depois de haverem contribuído para construção de obras de inegável valor artístico para a história da arte. E observa que esse caminho não foi um pulo, mas fez parte de um processo natural que levou anos para ser incorporado, para retirar da superfície plana da tela outras expressões de arte, fazendo-o retornar a tridimensionalidade da escultura através de outra linguagem.

Ton Marmel é um artista de mais de cinco décadas de trabalho e amor a pesquisa contínua. Neste período desenvolveu extensa e inquieta obra nas mais variadas técnicas e procedimentos: escultura, desenho, pintura, gravura, colagens, objetos, poesias, multimídia, vídeos. Em todos esses campos, o artista foi capaz de se destacar através da enorme criatividade, da originalidade, vasta produção de suas concepções, da qualidade primaz, de uma vitalidade única.

Agora cabe reunir e mostrar o que se conseguiu catalogar, que sintetiza essa inquietação: uma mostra de registro histórico.

A riqueza de detalhes da coleção e a oportunidade de ver reunida essa fase histórica que incorporou novos meios de produção na arte, faz dessa mostra uma experiência inédita principalmente para os seminovos, que não tiveram oportunidade de começar a viver sob a égide das novas tecnologias e ferramentas, ou que, ainda, se mostram resistentes aos novos meios de expressão e produção da vida material, intelectual e artística.


ElizaBeth Lacerda
















































































Nenhum comentário: