Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

domingo, agosto 29, 2010

BRASIL DA DESIGUALDADE DE RENDA, EDUCAÇÃO E SAÚDE

Que o desenvolvimento não se dá da mesma forma e na mesmaintensidade com nada, com nenhuma pessoa e em nenhum lugar dio universo não énovidade. Mas ao considerar essas premissas o Programa das Nações Unidas para oDesenvolvimento (Pnud) desenvolveu o Índice de Desenvolvimento Humano daDesigualdade (IDH-D), ajustado de acordo com a desigualdade regional, dandomaior peso aos níveis mais baixos da escala social. Os aspectos considerados são os mesmos do IDH tradicional: renda, educação e saúde. O estudo mostraque, em um cenário em que se dá grande ênfase à disparidade, os países maispenalizados são Nicarágua, Bolívia, Honduras e Colômbia, e na ourta pontaestãoUruguai, Argentina e Chile.

No Brasil a desigualdade de renda é a que mais pesa sobroIDH COM QUEDA DE 22,3%, seguido da educação com 119,8% e saúde de -12,5%.

Na América Latina, a tendência é a mesma, segundo oRelatório Regional sobório Regional sobre o desenvolvimento Humano do Pnud queestuda a desigualdade.

O DOCUMENTO MOSTRA QUE A DESIGUALDADE NA REGIÃO É ALTA,PERSISTENTE E OCORRE EM UM CONTEXTO DEBAIXA MOBILIDADE SOCIAL.

Ora, ora, perguntam alguns: "U KITO TÊIM KUM IÇU?! (o que eutenho com isso?!).

- "Nadinha!!!". Poderia ser até respondido irônicamente, "-Nadinha!!!".

Mas, daí fica a pergunta: como andam os empregos na suacidade? Estão sobrando vagas?! Você conece alguém qe está desempregado ou nãoexiste mais iesso nde você mora?! Todos em sua casa estão felizes e satisfeitoscom os salários que ganham ou está sobrando muito mês no final do trabalho decada um?! Você conhece alguém que foi bem atendido e atendido rapídamente eeficazmente em algum hospital da rede pública?! Se cohece me apresente aimprensa ou fale para que esse felizardo compareça em algum comitê eleitoralpra dar depoimento e faturar um dinheirinho extra, porque a coisa está difícil.

Então, caras amigas e gentis cavalheiros, se a situaçãoproposta passou no crivo de todas as hipóteses elencadas, maravilha, podelevantar as mãos para a urna mais próxima e agradecer aos  amigos políticos de plantão. Mas se sua situaçãonão passou no teste porposto, então meus caros só resta mesmo uma alternativa,chorar o leite derramado porque não volta mais para o copo e ficar mais espertona próxima eleição. Afinal, se você não muda, nada muda com você e nem a suavolta, ou pior ainda, muda para pior sem dé nem piedade.

Saudações artísticas.

MARMEL
anTONio MARtins MELo

Nenhum comentário:

Postar um comentário