TRADUTOR / TRANSLATER

TRADUTOR / TRANSLATER / TRADUCTEUR / TRADUCTOR / TRADUTTORE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Quem sou eu

Minha foto

Bem-vinda(o) à MarMel visualARTS do premiado artista Ton MarMel que desde infante manifestou dotes para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, participou de dezenas de salões, exposições no Brasil e exterior, é Doutor em Direito Público que tem a missão de oferecer conhecimento, obras e serviços de excelência com criatividade, segurança e eficiência. 


SEGUIDORES DE MARMEL

TOTAL DE VISITANTES

DESTAQUE

CARTA ABERTA A EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE A SITUAÇÃO DA ARTE E DO ARTISTA BRASILEIROS - http://marmel-ton-marmel.blogspot.com/2011/09/carta-aberta-excelentissima-senhora.html
- "NÓS,BRINQUEDOS" - Conjunto de mais de 600 TELAS executadas em técnicas diversas, distribuído em 4 Volumes, acompanhado de TEXTO-TESE indicativo que pode ser lido integralmente neste link de postagem anterior http://marmel-ton-marmel.blogspot.com/2011/05/nos-brinquedos.html#links - "NÓS, BRINQUEDOS: porque desde a infância somos nossos próprios brinquedos, realizações, sonhos, projetos, inventos, alegrias e decepções." (MarMel) - "Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que

Vídeos




CARNAVAL: TRAÇO E FANTASIA DE SÃO FEVEREIRO (Adoro Celulite)

SE VOCÊ ANDA APERREADO COM ALGUÉM OU ALGUMA COISA, SE ANDA PRECISANDO DE EMPREGO, SE PRECISA RESOLVER PROBLEMAS BANCÁRIOS OU PENDÊNCIAS JUDICIAIS, SE PRECISA FECHAR CONTRATOS IMPORTANTES, SE PRECISA ARRUMAR MARIDO RICO, SE SOFRE PROBLEMAS DE EREÇÃO, DE EJACULAÇÃO PRECOCE OU FRIGIDEZ, SE PRECISA GANHAR DINHEIRO FÁCIL, SE PRECISA RESOLVER ALGUMA COISA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO E NÃO SABE COMO, VOCÊ PRECISA DA AJUDA DE SÃO FEVEREIRO.



SANTO PAGÃO QUE NÃO CONSTA NEM DE TEXTOS APÓCRIFOS DA IDADE MÉDIA, SÃO FEVEREIRO EMBORA NÃO SEJA RECONHECIDO COMO SANTO POR NENHUM CRISTÃO NEM DO ESTRANGEIRO, É SANTO FERVOROSO DE MUITOS ROMEIROS E FIEL MILAGREIRO DO POVO BRASILEIRO. 




PATRONO DO CARNAVAL, SÃO FEVEREIRO É INVOCADO SEMPRE QUE SE PRECISA INICIAR UM ANO SÉRIO ATRAVÉS DA JACULATÓRIA: "ESQUENTA NÃO, PODE CRÊ, DEPOIS DO CARNAVAL A GENTE VÊ". (MarMel).




ORAÇÃO DE SÃO FEVEREIRO: “OH! SANTO MILAGREIRO DO POVO BRASILEIRO! ROGAI POR NÓS FOLIÕES QUE RECORREREMOS A VÓS!!!” (Carnaval, Traço e Fantasia de São Fevereiro. Ton MarMel).



ADORO CELULITE - Vídeo que resgata um conjunto de pinturas e desenhos alusivos ao Carnaval pertencente a série titulada Carnaval, Traço e Fantasia de São Fevereiro (1985), de autoria do artista visual Ton MarMel, sonorizado pela música Adoro Celulite (2015), de autoria dos compositores J. Michiles e Gustavo Krause, interpretada por Marcelo Mimoso e Banda Fundição, com arranjos de Luiz Brasil.

ADORO CELULITE

Gordinha linda Afrodite
Parei no seu it
De anjo barroco
Você me deixa louco
Com seu apetite, acredite
Adoro celulite

Na comilança
Ninguém lhe segura
Em cima da balança
É beleza pura
Na gula deita e rola
Com seu jeito moleque
Bebendo Coca Cola
Comendo Big Mac
Gordinha gulosa
Que tudo deseja
Vem pra mim de bandeja
Com toda tesão
Quebrando a cintura
Rasgando corpete
Quero ser teu sorvete
Melando na mão

A música faz parte do disco “As melhores marchinhas do carnaval 2015”, do Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, que homenageia os 450 anos do Rio de Janeiro em sua 10ª edição.


A Arte: Conjunto de pinturas e desenhos elaborados em grafiti, caneta esferográfica, lápis de cera e tinta guache sobre papel canson que serviram de rascunho para alegorias e decoração carnavalescas. Ano: 1985.







NÓS, BRINQUEDOS - Ilustrações de OBRAS DE ARTES PLÁSTICAS pertencentes ao conjunto de mais de 600 TELAS executadas em técnicas diversas sob o tema "NÓS, BRINQUEDOS" distribuídas em 4 Volumes, acompanhadas de TEXTO-TESE indicativo, executadas entre 2008 e 2010 pelo Artista Plástico TON MARMEL. "NÓS, BRINQUEDOS: porque desde a infância somos nossos próprios brinquedos, realizações, sonhos, projetos, inventos, alegrias e decepções." (Ton Marmel Ton). "Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que és feito já secou e endureceu e nada mais poderá despertar em ti o místico adormecido ou o poeta ou o astrônomo que talvez te habitassem." (Exupéry)








NÓS PODEMOS MUDAR O MUNDO - Vídeo que reúne 101 telas de artes plásticas elaboradas em técnicas diversas no ano de 2007 sobre meio ambiente, ecologia, qualidade de vida na ótica de MarMel, artista plástico. Afinal, O UNIVERSO TEM MAIS DE 1 (UM) MILHÃO DE PLANETAS. SÓ NOSSA GALÁXIA POSSUI 278 PLANETAS E APENAS O PLANETA TERRA POSSUI VIDA, AO QUE SE SABE, ATÉ HOJE. O PLANETA TERRA TEM CUIDADO BEM DE TODOS E PRECISA DE NOSSA AJUDA E RETRIBUIÇÃO. SEMPRE É POSSÍVEL FAZER ALGO E MUDAR VELHOS HÁBITOS. CADA SER HUMANO É ÚNICO E CADA PARTICIPAÇÃO E VIDA FAZEM A DIFERENÇA. PEQUENAS AÇÕES COTIDIANAS DE CADA UM PODEM MELHORAR A VIDA, REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL E A POLUIÇÃO. A COR DO PLANETA E A VIDA NO PLANETA DEPENDEM DE NÓS. NÓS PODEMOS MUDAR O MUNDO, A VIDA AGRADECE. Afinal, somos feitos da matéria dos sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sonho, e a tela de nossa vida é composta de fios misturados: de bens e de males; pois nossa vida não é um espetáculo, nem uma festa eterna, nem sofrimento sem fim: é um transe, um eterno cortar de cebolas, um presente - que merecemos - quando entregamos, e, apesar de que não nos damos, mas esta nos é dada, encontramo-nos nela sem saber como nem por quê; mas do fato de que ela nos é dada resulta que temos de fazê-la nós mesmos, cada um a sua, e, nesse fazer, restituir o que nos foi dado para que outras gerações também a tenham, e a tenham em abundância. Afinal, a natureza fez e faz a parte dela, agora existe a obrigação de cada um fazer a sua parte, seja através de conhecimentos cotidianos empíricos, ciência, talento, sensibilidade, emoção e arte.

"Não chores meu filho; não chores, que a vida é luta renhida; viver é lutar. A vida é combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar." (Gonçalves Dias).

  
  






MÁSCARAS - Na época do carnaval algumas pessoas colocam sobre seus rostos fantasias e máscaras de papelão. No cotidiano da vida, algumas pessoas acreditam que precisam usar máscaras para vencerem na vida, se darem bem, conquistarem amores, sucesso, prestígio, ascensão funcional e se relacionarem bem com as demais pessoas, pois acreditam que ninguém as reconheceriam se fossem apresentadas de rosto nú, esquecendo que todas as misérias verdadeiras são íntimas e causadas pelas próprias pessoas ao acreditarem erradamente que as misérias vêm de fora, quando na verdade as formam dentro de si mesmas, da própria substância; esquecendo ainda que a mentira não pode tornar-se verdade pelo fato de que o seu poder cresce, que é mais fácil alcançar um mentiroso do que um coxo, que o mentiroso precisa ter boa memória, que quem mente, mesmo que não seja descoberto, tem o castigo em si mesmo, que há pessoas que que são mentirosas dizendo verdades:dizem-nas com os lábios e mentem com o coração; e, finalizando e lembrando o imortal Mário Quintana,  que "a mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer".







A PAIXÃO DA VIA SACRA (Caminho do Calvário ou do Monte Gólgota em hebreu, ou "o "xis" da opção" como preferi) foi difundido oficialmente pelo Papa Pio XI a partir de 20 de outubro de 1931, com "concessão" de indulgências aos meditantes.

Este vídeo reúne trabalhos esporádicos que fogem a linha técnica e temática habitual executados no ano de 1990 em técnicas diversas, e, "apesar de nunca haver sido cristão assíduo, desde a infância construí essas imagens que a ampulheta acurou". (MarMel)








BRASÍLIA EM CORES E TRAÇOS -Vídeo que reúne dezesseis obras de artes plásticas de Ton MarMel inspiradas na plasticidade dos edifícios, projeto urbano e paisagistico de Brasília - DF criada pelos geniais arquitetos Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Burle Marx, com poema SINFONIA DA ALVORADA, composto por Vinícius de Moraes e Tom Jobim, declamado por Vinícius e orquestrado pelo maestro Tom Jobim. por acasião da inauguração festiva de Brasília. "Deste planalto central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantávele uma confiança sem limites no seu grande destino." (Brasília, 2 de outubro de 1956). Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.










NÓS E OS DIREITOS HUMANOS - EXPOSIÇAO ITINERANTE comemorativa dos 60 ANOS da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS composta de 30 OBRAS INTERPRETATIVAS DE TODOS OS ARTIGOS DA LEI UNIVERSAL, elaboradas sob diversas técnicas, que serviram de indicativo para confecção de Cartilha Popular. Brasília-DF, Brazil, 2007-2008.

( EXHIBITION commemorating the 60th anniversary of the Declaration of Human Rights composed of 30 INTERPRETATIVE WORKS OF ALL ARTICLES OF UNIVERSAL LAW, prepared under a variety of techniques, which served also as an indication of making People's Primer. Brasília-DF, Brazil, 2007-2008)



PS (post scriptum): Outros vídeos de trabalhos podem ser vistos no canal de Ton MarMel no Youtube no endereço http://www.youtube.com/user/MARMELsom/videos