TRADUTOR / TRANSLATER

TRADUTOR / TRANSLATER / TRADUCTEUR / TRADUCTOR / TRADUTTORE
English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Quem sou eu

Minha foto

Bem-vinda(o) à MarMel visualARTS do premiado artista Ton MarMel que desde infante manifestou dotes para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, participou de dezenas de salões, exposições no Brasil e exterior, é Doutor em Direito Público que tem a missão de oferecer conhecimento, obras e serviços de excelência com criatividade, segurança e eficiência. 


SEGUIDORES DE MARMEL

TOTAL DE VISITANTES

DESTAQUE

CARTA ABERTA A EXCELENTÍSSIMA SENHORA PRESIDENTA DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE A SITUAÇÃO DA ARTE E DO ARTISTA BRASILEIROS - http://marmel-ton-marmel.blogspot.com/2011/09/carta-aberta-excelentissima-senhora.html
- "NÓS,BRINQUEDOS" - Conjunto de mais de 600 TELAS executadas em técnicas diversas, distribuído em 4 Volumes, acompanhado de TEXTO-TESE indicativo que pode ser lido integralmente neste link de postagem anterior http://marmel-ton-marmel.blogspot.com/2011/05/nos-brinquedos.html#links - "NÓS, BRINQUEDOS: porque desde a infância somos nossos próprios brinquedos, realizações, sonhos, projetos, inventos, alegrias e decepções." (MarMel) - "Ninguém te sacudiu pelos ombros quando ainda era tempo. Agora, a argila de que

Baú



NÓS, CONCRETAMENTE (Escultura em bloco de concreto. 60 x 30 x 10 cm. 2007)



 

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

Um dos quadros que melhor transmite todo o desespero advindo da guerra, Guernica faz plena justiça à expressão "uma imagem vale por mil palavras". Particularmente, depois de começar a trabalhar com esculturas, que assumi a pintura, imediatamente o linearismo excessivo desse cubista maior virou-me um vício, uma doença de difícil cura e libertação que no início - confesso - me deu muito prazer. Mas, todos buscam sua grafia própria, suas características, sua identidade no mundo e eu não fugi a essa regra. Me lembro que a influência foi tanta que cheguei a pintar esse quadro que titulei Guernica Brasileira (em 1988, época da Constituinte no Brasil) totalmente inspirado no quadro Guernica, inclusive com utilização de vários detalhes criados pelo Picasso; e há entre os dois trabalhos uma relação de identidade muito forte não apenas na aparência, mas no contexto e relato histórico principalmente. Guernica é a pintura-painel mais representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães do nazismo, ou seja, retrata o sofrimento e luta contra inimigos e ditaduras invasoras, externas. Guernica Brasleira - que pintei - em plena época da Constituinte no Brasil de 1988, relata a luta, o sofrimento do povo brasileiro contra os próprios brasileiros, inimigos internos do Brasil, em especial os pertencentes a classe política, face a ausência de uma abordagem mais concisa e atual no texto da Constituição de temas tais como a corrupção, ética, moral, cidadania que ainda assolam e padecemos os seus maléficos efeitos na rabeira da história.



GUERNICA BRASILEIRA (Óleo sobre tela de 70 x 100 cm, 1988)



LIBERTÁRIOS (Escultura em pedra-sabão medindo 30 x 27 x 11 cm. 1980)





MEMÓRIA DO CÁRCERE. (Pintura a óleo sobre madeira e arame com fixação de gaiola que serviu para cativeiro de pássaros, medindo 100 x 70 x 15 cm. Série "CERRADOCULTURA". Ano 1999)