Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

Baú



VÍdeos de trabalhos recentes podem ser vistos no canal de Ton MarMel no Youtube no endereço







NÓS, CONCRETAMENTE (Escultura em bloco de concreto. 60 x 30 x 10 cm. 2007)



 

Guernica é um painel pintado por Pablo Picasso em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris. Foi exposto no pavilhão da República Espanhola. Medindo 350 por 782 cm, esta tela pintada a óleo é normalmente tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães, apoiando o ditador Francisco Franco.

Um dos quadros que melhor transmite todo o desespero advindo da guerra, Guernica faz plena justiça à expressão "uma imagem vale por mil palavras". Particularmente, depois de começar a trabalhar com esculturas, que assumi a pintura, imediatamente o linearismo excessivo desse cubista maior virou-me um vício, uma doença de difícil cura e libertação que no início - confesso - me deu muito prazer. Mas, todos buscam sua grafia própria, suas características, sua identidade no mundo e eu não fugi a essa regra. Me lembro que a influência foi tanta que cheguei a pintar esse quadro que titulei Guernica Brasileira (em 1988, época da Constituinte no Brasil) totalmente inspirado no quadro Guernica, inclusive com utilização de vários detalhes criados pelo Picasso; e há entre os dois trabalhos uma relação de identidade muito forte não apenas na aparência, mas no contexto e relato histórico principalmente. Guernica é a pintura-painel mais representativa do bombardeio sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães do nazismo, ou seja, retrata o sofrimento e luta contra inimigos e ditaduras invasoras, externas. Guernica Brasleira - que pintei - em plena época da Constituinte no Brasil de 1988, relata a luta, o sofrimento do povo brasileiro contra os próprios brasileiros, inimigos internos do Brasil, em especial os pertencentes a classe política, face a ausência de uma abordagem mais concisa e atual no texto da Constituição de temas tais como a corrupção, ética, moral, cidadania que ainda assolam e padecemos os seus maléficos efeitos na rabeira da história.



GUERNICA BRASILEIRA (Óleo sobre tela de 70 x 100 cm, 1988)



LIBERTÁRIOS (Escultura em pedra-sabão medindo 30 x 27 x 11 cm. 1980)





MEMÓRIA DO CÁRCERE. (Pintura a óleo sobre madeira e arame com fixação de gaiola que serviu para cativeiro de pássaros, medindo 100 x 70 x 15 cm. Série "CERRADOCULTURA". Ano 1999)