Em 1973, na Califórnia, o performático Chis Burden montou duas exposições,
ambas sob alegação de “tirar a arte do elitismo e trazê-la para o mundo real
dos perigos e ameaças”.
TIRO E ELETROCHOQUE: O IRRACIONAL E GROTESCO NA ARTE CONCEITUAL (Ton MarMel #marmel #ateconceituyal #conceitual)l |
Numa das exposições “exploradoras” da violência, ele
fez com que um amigo atirasse com um revólver em seu próprio braço diante dos
convidados, e na outra exposição ele ligou dois fios elétricos em seu peito nu,
cuja corrente elétrica provocou várias cintilações na aura e muitos fios de
cabelos arrepiados e queimados que rendeu fotografia impressionante.
Enquanto
isso, no mesmo ano, numa galeria em Viena, um grupo chegou a lambuzar com
sangue e tripas de carneiro os participantes e depois os crucificou de cabeça
para baixo, resultando disso que um dos participantes morreu em consequência de
automutilação.
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