GUERNICA BRASILEIRA
E A CONSTITUINTE (PROSTITUINTE 88)
Guernica e a Constituinte 88 (Prostituinte #tonmarmel #marmel #arte) |
No ano de 1988 eu era
estagiário da Faculdade de Direito do Distrito Federal na Procuradoria de uma
renomada Fundação Pública de âmbito nacional (FLBA; extinta pelo Collor de
Mello) ligada diretamente a Presidência da República e, por força do ar que
respirava o Brasil e meu local de estágio naqueles anos, acompanhei todas as
movimentações e publicações oficiais e não-oficiais, que envolveram todo o
processo de discussão e feitura da atual Constituição brasileira.
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- Eu era feliz e não
sabia!
Particularmente, depois que deixei de trabalhar com
esculturas, que assumi a pintura, o linearismo excessivo do cubista Pablo
Picasso tornou-me um hábito.
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Assim, a influência foi tanta que cheguei a pintar o quadro
que titulei Guernica Brasileira (em 1988, época da Constituinte no Brasil)
totalmente inspirado no quadro Guernica, inclusive com utilização de vários
detalhes pintados por Picasso, e há entre os dois trabalhos uma relação de
identidade muito forte não apenas na aparência, mas no contexto e relato
histórico principalmente.
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Guernica é a pintura-painel mais representativa do bombardeio
sofrido pela cidade espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937 por aviões alemães
do nazismo, ou seja, retrata o sofrimento e luta do povo espanhol contra
inimigos e ditaduras invasoras, externas.
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Por nosso lado, Guernica Brasileira relata a luta, o
sofrimento do povo brasileiro contra os próprios brasileiros, inimigos internos
do Brasil, em especial os pertencentes a classe política face à ausência, na
ocasião, de uma melhor abordagem ou total ausência no texto da Constituição de
temas vitais como infância, direito a moradia, combate à corrupção que ainda
assolam e padecemos os seus efeitos morais.
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SOBRE GUERNICA DE PABLO PICASSO
Ao longo dos anos, a
obra de Pablo Picasso adquiriu forte significado político. Os temas sociais se
tornaram um símbolo contra violência ao ser humano. Na década de 1930, as
turbulências políticas ocorridas na Espanha com o advento do fascismo já o
atormentavam.
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O auge dessa·crise foi
a deflagração, em 1936, da Guerra Civil Espanhola, na qual lutavam duas
facções: os fascistas, que contavam
com o apoio internacional (de nazistas, comunistas, socialistas, ditaduras), e
os republicanos, contrários à
instalação de um governo ditatorial nos moldes do que havia na Alemanha, na
Itália, na União Soviética e outros lugares.
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Nesse sangrento
episódio que durou três anos e terminou com a derrota dos republicanos, a
população civil foi alvo de fuzilamentos e massacres e muitas cidades foram
bombardeadas, inclusive Madri.
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Picasso se horrorizou
e, ao saber do bombardeio do Museu do Prado, se tornou seu diretor de honra,
tentando proteger as obras que lá estavam.
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Numa atitude altruísta,
alguns artistas espanhóis – dentre eles Goya - se mobilizaram para criar obras
que representassem a resistência republicana espanhola com a intenção de
mostrá-Ias em um salão em Paris. Picasso começou a produzir alguns trabalhos
com esse objetivo, quando aviões da Força Aérea Alemã bombardearam a cidade de
Guernica, arrasando-a completamente em apenas três horas, num ataque sem
precedentes que utilizou um arsenal de mais de 3 mil bombas.
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A partir desse terrível
evento, Picasso assumiu a total politização de sua obra, dando uma função
política ao Cubismo, conhecido como “cubismo consciente”.
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Assim, em decorrência
da destruição da cidade espanhola, ele produziu o grande painel Guernica, até
hoje considerado um símbolo contra a guerra.
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Trata-se
de uma obra com quase 8 m de comprimento por 3,5 m de altura.
Ao
ser exposta pela primeira vez, a tela não provocou um grande impacto no salão
de Paris. No entanto, foi adquirindo cada vez mais notoriedade, o que provocou
a ira dos nazistas (comunistas, fascistas) que tentaram invadir o ateliê de
Picasso, matá-lo, e destruir esse painel.
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Com o objetivo de
divulgar pelo mundo as atrocidades cometidas pelos fascistas, nazistas e
comunistas durante a guerra civil, Picasso a expôs em vários países como um símbolo
nômade da democracia. A tela Guernica só chegou à Espanha em 1981 e hoje
está no Museu Reina Sofia, em Madri.
A TÉCNICA DE GUERNICA DE PICASSO
Guernica é uma pintura do tipo grisaille
(Grisalha: Pintura
monocromática em cinza), cuja técnica produz um efeito visual semelhante
a um baixo-relevo de conotação decorativa utilizado em arquitetura, cuja
estrutura é triangular, semelhante a um frontão grego, com figuras hieráticas (Formas clássicas e majestosas), de
forte simbolismo, inseridas em um espaço com características arquitetônicas.
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Os elementos são
agrupados simbolicamente e alguns deles dialogam com obras antológicas, como a
escultura Pietà, de Michelangelo. Nesse caso, nota-se que Picasso se
inspirou na composição da figura da Madona segurando o corpo de Jesus.
C
COMPARAÇÕES ENTRE AS DUAS
PINTURAS
AS
Por outro lado, enquanto Picasso utilizou a imagem de um touro para
simbolizar a brutalidade, a escuridão, a violência e atrocidades, e a imagem do
cavalo representava o povo, em Guernica Brasileira a brutalidade é traduzida
através da imagem do próprio cavalo alvejado no combate mortal por lança quebrada,
que se encontra na mão do povo resistente, mesmo ferido, cujo corpo encontra-se
esticado no chão tendo ao lado outro corpo humano, desfigurado, massacrado.
Em Guernica não há uma
alusão expressa ao povo espanhol. Entretanto, em Guernica Brasileira existem
traços da própria bandeira nacional que se fazem presentes, a começar pela
imagem do losango central, existente na bandeira brasileira como um dos
elementos gráficos em azul.
Além disso, em Guernica
Brasileira também existe ou elemento referencial brasileiro que é visível
através da imagem do Congresso Nacional ao centro, projeto arquitetônico de
Oscar Niemeyer inconfundível mundialmente, inaugurado em 1960.
E como primeiro elemento
crítico face a passividade e omissão de seus membros, ante acontecimentos e
negociatas que eram travadas por aproveitadores nos bastidores do poder, que já
anunciavam plano macabro de tomada de poder silenciosamente, sobre a imagem do
Congresso Nacional reunido em assembléia nacional constituinte, repousa um
elefante branco como símbolo de inutilidade, na concepção do povo.
E sob inflamados discursos
falaciosos de restabelecimento da ordem democrática chamaram a atenção
internacional, enquanto deixavam assuntos importantes para o futuro da nação,
como infância, velhice, ecologia, arte, educação, meio ambiente, direitos,
relegados ao segundo plano, afugentando o próprio povo do cenário dos
acontecimentos.
Por último ressalta-se
que enquanto Guernica (26.04.1937) de
Picasso é uma pintura monocromática que mede 800 centímetros de largura por 350
centímetros de altura, Guernica
Brasileira (05.10.1988) é quadro pintado à óleo sobre tela medindo 100 cm
de largura por 70 centímetros de altura, executado mais de 51 anos depois.
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