Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

segunda-feira, março 07, 2016

PALAVRAS E PODER

Muito já se ouviu que “há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Também é verdade que “a palavra é metade de quem a pronuncia, metade de quem a ouve”.


Portanto, cuidado com as palavras muito bem-intencionadas, muito bem-trabalhadas, muito bem-torneadas. Nelas, estão contidas mensagens que podem destruir-nos. O poder das palavras é muito forte, se mal usadas podem desmontar os alicerces de qualquer relacionamento.

Mas, ainda bem que o verdadeiro sentido da comunicação vai muito além das palavras. Comunicação é uma comunhão. É estar junto de corpo e alma para uma troca positiva de significado profundo, onde o objetivo é atingir a harmonia e o entendimento. Infelizmente, na maioria das vezes, estamos nos utilizando de máscaras de autoproteção e rodeados por nossos objetivos egoístas, que acabam se tornando barreiras inconscientes, separando-nos uns dos outros, tornando ainda mais difícil a comunicação.

Para derrubar essas barreiras, devemos nos concentrar no outro, em como ele está nos compreendendo, ao invés de focar nossos próprios interesses, somente assim teremos chance de estabelecer uma conexão plena na comunicação.

Então, por falar nisso, lembrei de um fato interessante a respeito que trago à baila que é mais ou menos o seguinte...

Um orador fala do poder do pensamento positivo e das palavras.

Um participante levanta a mão e diz:
- Não é porque eu vou dizer felicidade, felicidade, felicidade! que irei me sentir melhor e não é porque eu vou dizer desgraça, desgraça, desgraça! que irei me sentir menos bem - não são mais que palavras. As palavras são isso mesmo, sem poder ...

O orador responde:
- Cale-se, seu idiota, é incapaz de compreender o que quer que seja!

O participante está paralisado, ele muda de cor e prepara-se para replicar agressivamente:
- Você, espécie de ...

O orador levanta a mão:
- Peço que me desculpe. Eu não quero magoá-lo. Peço que aceite as minhas sinceras desculpas.

O participante acalma-se.

Os outros murmuram e há agitação na sala.

O orador intervém:
- Têm a resposta à questão que puseram: algumas palavras desencadeiam dentro de vocês raiva e cólera. Outras os acalmam. Compreendem melhor o poder das palavras.



Grato por sua leitura!
A ilustração pertence a sério de trabalhos Nós, Brinquedos, composta de mais de 600 trabalhos de nossa autoria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário