SELFIE: A NOVA ONDA DOS AUTORRETRATOS. Os selfies são a nova onda das redes sociais de fotografia. Trata-se daquelas poses focadas no rosto, com o celular virado para o espelho, fazendo biquinho, mostrando o braço malhado da academia, o look da balada, a maquiagem da noite e por aí vai… Tanto é assim que o dicionário Oxford elegeu o termo como palavra do ano — após registrar um aumento em 17.000% no uso da expressão.
A origem da palavra surgiu em 2002, na Austrália, e era uma gíria usada na época. Nos últimos dois anos, o uso do termo virou um hábito. Tanto pessoas comuns quanto artistas têm feito valer esse crescimento. Na rede social de fotos Instagram, até o fechamento desta edição, a expressão foi usada quase 61 milhões de vezes. Ao traduzir para o português, está presente em quase 3 milhões de imagens no aplicativo.
O discurso de Barack Obama deu o tom da homenagem feita a Nelson Mandela nesta terça-feira (10/12), mas nas arquibancadas do estádio Soccer City, em Soweto, o que realmente agitou as redes sociais foi a foto 'selfie' do presidente americano ao lado dos primeiros-ministros de Dinamarca e Reino Unido.
O fotógrafo da AFP Roberto Schmidt capturou o instante em que, na arquibancada do estádio, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning Schmidt, em companhia de David Cameron e Barack Obama, segura o smartphone e tira, ela mesma, uma foto com os dois colegas - todos muito sorridentes.
Todos os dias, milhões de 'selfies' - do inglês "selfportrait", autorretrato - aparecem em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter, postadas tanto por anônimos quanto por famosos. Esse fenômeno ganhou tanta amplitude que o prestigioso dicionário britânico Oxford escolheu a palavra 'selfie' como verbete do ano em 2013.
Uma vez divulgada pela AFP, a inusitada foto - tirada durante um momento tão solene - foi imediatamente divulgada por todos os grandes meios de comunicação (BBC News, NBC News, USA Today, Huffington Post, Daily Mail, Buzz Feed, Le Monde, etc.), compartilhada e comentada em todas as redes sociais, especialmente no Twitter.
As inúmeras reações foram da crítica à consternação - "como líderes mundiais podem se comportar como adolescentes num momento como este?", se perguntavam alguns - passando pela diversão e ironia.
"Deveria haver uma proibição de 'selfies' durante cerimônias de homenagem e funerais, não?", perguntou o internauta @JeffryHalverson, em sua conta no Twitter.
"Esta é a 'selfie' mais importante de 2013?", perguntou o site BuzzFeed.
Inúmeras pessoas notaram que, na mesma foto, Michelle Obama pode ser vista à esquerda de seu marido, um pouco de lado, mantendo o ar sério e respeitoso - postura esperada num dia de homenagens fúnebres a um dos maiores homens do século XX.
Quanto à 'selfie', até esta tarde ninguém sabia se a primeira-ministra dinamarquesa iria postá-la em sua página no Facebook, onde ela sempre exibe fotos, ou se esta iria deixá-la em seu álbum particular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário