Translate

VISITANTE, SEJA BEM-VIND@! VOCÊ FAZ A DIFERENÇA E É MAIS IMPORTANTE DO QUE O NÚMERO ABAIXO

VISITANTE, SEJA BEM-VIND@! VOCÊ FAZ A DIFERENÇA E É MAIS IMPORTANTE DO QUE O NÚMERO ABAIXO

Quem sou eu

Minha foto
Bem-vind@ à página artística de anTONio MARtins MELo (TON MARMEL, MARTMEL e TONMARMEL), artista visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a faculdade de Arquitetura e Urbanismo e faculdade de Direito, recebeu vários prêmios, participou de salões de artes, exposições individuais, coletivas e que também é advogado pós-graduado em Direito Público. Curriculo oficial na plataforma Lattes - CNPQ, governo do Brasil, https://lattes.cnpq.br/0798690696791139

Digite aqui o que quer pesquisar

terça-feira, junho 26, 2012

DIMENSÃO E PONTO-DE-FUGA

PONTO RETA CIRCUNFERÊNCIA PARALELAS PLANOS DIMENSÕES




PONTO - Em Matemática, particularmente na Geometria e na Topologia, um ponto é uma noção primitiva pela qual outros conceitos são definidos.Um ponto determina uma posição no espaço. Na Geometria, pontos não possuem volume, área, comprimento ou qualquer dimensão semelhante. Assim, um ponto é um objeto de dimensão 0 (zero). Um ponto também pode ser definido como uma esfera de diâmetro zero. Nos Elementos de Euclides, um ponto é definido como "o que não tem partes". Isto significa que o que caracteriza um ponto é a sua posição no espaço. Com o aparecimento da geometria analítica, passou a ser possível referir-se a essa posição através de coordenadas.




RETA – Em matemática, uma reta é um objeto geométrico infinito a uma dimensão. Pode ser definida de várias formas equivalentes. Em Geometria Descritiva uma reta é o resultado da deslocação de um ponto segundo uma determinada lei. Uma curiosidade é que, no texto original de Os Elementos, de Euclides, fala-se de segmentos de reta e não de retas.




PONTO DE FUGA (cuja abreviatura é PF), em geometria,é o ponto de convergência das linhas que descrevem a profundidade dos objetos; é a direção para onde o objeto segue; se aprofunda.





CIRCUNFERÊNCIA- A circunferência é um contorno continuamente curvado, formado por uma série de pontos ligados entre si, e colocados lado-a-lado, cujos pontos estão todos na mesma distância de um ponto central, chamado centro do círculo. A distância constante de qualquer ponto da circunferência se denomina radio.





PARALELAS - Segundo a geometria euclidiana, duas retas distintas de um plano são paralelas (símbolo //), quando não têm um ponto comum. 




QUANDO E ONDE DUAS RETAS PARALELAS SE ENCONTRAM? Depende de qual estudo se usa como referencial para determinar o local e quando duas paralelas podem se encontrar. Se visto através da geometria analítica, duas retas paralelas nunca se encontram; se visto através do conceito da geometria não-euclidiana, duas retas paralelas se cruzam no infinito.




sábado, junho 23, 2012

ESCOLHAS E CONSEQUENCIAS

Resolvi contar essa estorinha que não é nova, mas seu conteúdo é sempre bom lembrar.





Conta-se que duas rãs brincavam numa fazenda, saltavam de um lado para outro, e, de repente, caíram ambas num balde cheio de leite até a metade, cujas bordas estavam lisas e engorduradas pelo leite; e mergulhadas no leite não havia como impulsionarem o corpo e saltarem para fora do balde e a morte de ambas era quase certa.

Então, percebendo que a amiga estava se afogando uma das rãs disse a outra: - Não esmoreça! Continue batendo as patas, mantenha-se flutuando. 

ENTÃO, ao ouvir o que a amiga falava, a outra respondeu: - De nada adiantará! Estou cansada. De nada vai adiantar eu continuar me debatendo, tentando me manter sobre a superfície se não existe nenhuma maneira de sair daqui.

ENQUANTO ISSO, a outra voltava a insistir: - Não desista! Mantenha-se calma e continue lutando pois enquanto há vida, há esperanças!

E A OUTRA continuava: - Não vale a pena; estou cansada disso e não vejo como podemos sair daqui. 

E DITO ISSO, esta rãzinha parou de se debater, afundou, e morreu afogada.

ENQUANTO isso, a outra continuou se debatendo, tentando se manter viva a qualquer custo. E DECIDIDA A GANHAR PELO MENOS MAIS ALGUNS MINUTOS DE VIDA, a rãzinha se debateu a noite toda; e de tanto se debater e acreditar que poderia sobreviver que o leite acabou virando manteiga. E UMA VEZ QUE o leite virou manteiga, apoiada sobre a sólida manteiga, a rãzinha descansou um pouco, tomou impulso e pulou para fora do balde, salvando sua vida.

MORAL DA ESTORINHA: ENGOLIR SAPOS FAZ PARTE DA VIDA. BEIJAR SAPOS ACREDITANDO QUE PODEM SE TRANSFORMAR EM PRINCESAS OU PRÍNCIPES TAMBÉM FAZ PARTE DA VIDA E TUDO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA, DE PERSEVERANÇA. OS PROBLEMAS NÃO SÃO TÃO NOVOS E CADA PESSOA TEM UMA MANEIRA DIFERENTE OU NÃO DE ENFRENTÁ-LOS, E É ESSA MANEIRA DE ENFRENTAR AS SITUAÇÕES QUE VAI DETERMINAR O FRACASSO OU O SUCESSO DESDE QUE SE FEZ A OPÇÃO - MESMO SEM PENSAR - PELA VIDA NO ÚTERO MATERNO; DESDE QUE SE FEZ A OPÇÃO POR SE FICAR DE PÉ, POR APRENDER A ANDAR, FALAR.


(Ton MarMel)

quinta-feira, junho 14, 2012

RIO+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

FÓRMULAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


preservação + construção = progresso


destruição + construção = REtrocesso




(Para ouvir esse vídeo interrompa o vídeo automático que se encontra no final desta página a direita)




Em tempo de RIO + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), deixo nesse vídeo minhas preocupações sócio-humano-ambientais imediatas. Afinal, O UNIVERSO TEM MAIS DE 1 (UM) MILHÃO DE PLANETAS. SÓ NOSSA GALÁXIA POSSUI 278 PLANETAS E APENAS O PLANETA TERRA POSSUI VIDA, AO QUE SE SABE, ATÉ HOJE. O PLANETA TERRA TEM CUIDADO BEM DE TODOS E PRECISA DE NOSSA AJUDA E RETRIBUIÇÃO. SEMPRE É POSSÍVEL FAZER ALGO E MUDAR VELHOS HÁBITOS. CADA SER HUMANO É ÚNICO E CADA PARTICIPAÇÃO E VIDA FAZEM A DIFERENÇA. PEQUENAS AÇÕES COTIDIANAS DE CADA UM PODEM MELHORAR A VIDA, REDUZIR O AQUECIMENTO GLOBAL E A POLUIÇÃO. A COR DO PLANETA E A VIDA NO PLANETA DEPENDEM DE NÓS. NÓS PODEMOS MUDAR O MUNDO, A VIDA AGRADECE. Afinal, somos feitos da matéria dos sonhos; nossa vida pequenina é cercada pelo sono, e a tela de nossa vida é composta de fios misturados: de bens e de males; pois nossa vida não é um espetáculo, nem uma festa eterna, nem sofrimento sem fim: é um transe, um eterno cortar de cebolas, um presente - que merecemos - quando entregamos, e, apesar de que não nos damos, mas esta nos é dada, encontramo-nos nela sem saber como nem por quê; mas do fato de que ela nos é dada resulta que temos de fazê-la nós mesmos, cada um a sua, e, nesse fazer, restituir o que nos foi dado para que outras gerações também a tenham, e a tenham em abundância. Afinal, a natureza fez e faz a parte dela, agora existe a obrigação de cada um fazer a sua parte, seja através de conhecimentos cotidianos empíricos, ciência, talento, sensibilidade, emoção e arte.




"Não chores meu filho; não chores, que a vida é luta renhida; viver é lutar. A vida é combate que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar." (Gonçalves Dias).



VOCÊ É O CRIADOR DA SUA PRÓPRIA REALIDADE, DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA


TUDO É PARTE DE UM TODO CUJO HOMEM É ALMA E NATUREZA É CORPO




VERDE QUE TE QUERO GRANA




(Ton MarMel Ton)

terça-feira, junho 12, 2012

PAIXÃO E AMOR: NAMORADOS ETERNOS


Os assuntos – paixão, amor, namorado, família, casamento eterno, bom partido, pessoa interessante, atrativos, laços de família - não são novidades e os temas são corriqueiros e infindáveis e sempre despertam curiosidades. Afinal, toda família é formada de gente diferente com uma história em comum, e entender as mudanças que estão ocorrendo em nossas casas e apartamentos é necessário para sabermos como as relações familiares estão se transformando rapidamente.




De fato, não se precisa da cena triste que as televisões mostram de dissolução de casamentos mal formados que terminam em esquartejamento de um dos cônjuges para se ficar estarrecido e questionar a esse respeito. E é justamente em momentos como esses que as boas notícias renascem e se confirmam para o azar de especialistas de plantão: a família não vai acabar; mas sobreviverá com mudanças necessárias.

Os laços familiares foram os mesmos durante séculos. Agora esse modelo está mudando: não é mais uma obrigação social, mas é uma escolha baseada no afeto. As relações pautadas pelo afeto expandiram a forma das famílias. Pais e filhos, sim. Mas agora amigos e outros afetos podem integrar a nova família de hoje, num mundo em constante mudança em que relacionamentos são reinventados diariamente.

1 - MUDANÇA DE HÁBITO: A REVOLUÇÃO DO BOM PARTIDO

Esses dias ouvi a expressão de que “fulano era um bom partido” e fiquei refletindo a respeito do que se queria dizer com o fato de uma pessoa ser ou não “um bom partido”.

E, analisando a questão a qual me propus veio-me que hoje, homens e mulheres descobriram que um belo rostinho, um corpo escultural e malhado, um bom emprego estável e uma bela conta bancária já não são os itens mais importantes e suficientes para encantar o sexo oposto, e itens como cultura, qualidade de vida, gostos por arte e literatura, lazer e esporte a dois, formação e convívio familiar se unem a nova lista de bons atributos que mudam o conceito de uma “pessoa interessante” e a torna “um bom investimento”.

De fato, homens e mulheres andam tão voltados para suas profissões, formações, preocupações com tudo a sua volta, agenda profissional, afazeres cotidianos e poluição visual e cultural que apesar da lenta transformação nos conceitos e valores sociais a realidade apanha pessoas de surpresa. Afinal, a maquiagem e chapinha em dia, roupa bacana, corpinho lapidado em academia, seja no auge dos 20, 30, 40, 50 aninhos, tanto faz, a mulher saudável, solteira ou descasada, bem-sucedida e bonita começa a desconfiar da sua capacidade de sedução e investigando percebe que a qualidade dos pretendentes que surgiram nos últimos tempos não era exatamente louvável, e algumas até chegam a se questionar achando que possuem “um dedo podre” na hora da escolha de seus namorados e companheiros, ou , ainda, que parece miopia masculina, mandinga de amiga invejosa ou as duas coisas juntas.

Por outro lado, sem se darem conta de que o conceito de “pessoa interessante” vem sofrendo mudanças silenciosas, da mesma forma que acontece com as mulheres, com o mesmo requinte de crueldade, para os homens não basta a mulher possuir os requisitos básicos dos anos 60 do século passado de ser apenas linda, “de boa família” e prendada, pois aos homens não basta mais ser o binômio bonito e trabalhador, requisito básico da época da vovozinha.

Hoje, com a igualdade de direito jurídico-social conquistada - ao menos em tese e formalmente – homens e mulheres classificados como interessantes e, por consequência desejados, aproveitam seus dias para investirem em suas profissões e formação profissional dosando e alterando seus dias de maneira equilibrada entre um tempo para si mesmos, seus familiares e amigos, gastam mais tempo em livrarias, em galerias de artes que em frente a Tv assistindo jogo de futebol ou fazendo compras em shopping’s; investem mais em qualidade de vida do que em modelo de carro, se preocupam mais com o ser que com o ter, com a essência do que com a aparência, com o conteúdo que o ter tudo, com a família, valores e relações duradouros que rápidos e desgastantes casinhos amorosos e prazeres com “peguetes” e “piriguetes” descartáveis que a nada levam; investem em cursos, em causas sociais, em coisas que ocupem de forma útil o tempo e o espaço de vida. Esses são os novos e “bons partidos” que começam a conquistar espaços. Esses são os novos “bons partidos” que são os paradigmas e conquistam corações e mentes.

Encontrá-los, no entanto, não é tarefa das mais fáceis numa realidade de valores tão degradados, de comuns, de iguais e aparência tão uniformizada e padronizada. Ingressar no seleto clube do “bom partido”, muito menos, pois os “bom partido” não se compra, não está a venda, mas pode ser conquistado, feito, moldado no cotidiano com boa formação e bons princípios. Esses são os requisitos, os materiais e componentes indispensáveis para a fórmula do “bom partido”. Junte esses elementos a sua subjetividade, gostos e interesses pessoais e certamente mais um novo e “bom partido” haverá surgido através de você.


2 - A ANATOMIA DA PAIXÃO E DO AMOR SEM FRONTEIRAS

A começar do clichê de que, por regra, o amor não tem regras, os apaixonados sabem que o que os une é mais semelhança do que diferença. Daí que nada é suficiente para interromper uma história predestinada a um final feliz.

Assim, dissecando esse tópico para melhor entender o que se passa, em tempos do Dia dos Namorados todas as emoções tendem a ganhar ares superlativos até porque além da felicidade dos casais apaixonados também há aqueles que carregam as incertezas de serem ou não correspondidos; e, neste segundo caso e adentrando o tópico, é verdade que a paixão provoca alterações corporais e efeitos físicos.

Ora, ainda hoje pessoas acreditam que o coração só está completo quando encontram uma paixão, quando estão amando, ou que o coração partiu-se quando sofreram uma decepção amorosa, e, em verdade, se o cupido flechasse o coração o corpo simplesmente pararia de funcionar pela falta de funcionamento da bomba de circulação sanguínea e a pessoa simplesmente morreria. E, apesar disso, ainda hoje as pessoas teimam em desenhar dois coração nas árvores, cadernos e muros com suas iniciais e da pessoa amada como símbolo e representação de seus sentimentos. Entretanto, lamentando informar, a ciência passa a régua no assunto e propala como verdade absoluta que paixão e amor estão no mesmo lugar da razão, ou seja, no cérebro.

Em verdade e traduzindo a grosso modo são sensações que ocorrem graças as alterações de neurotransmissores, por isso, quando a pessoa está apaixonada, não come direito ou come demais, não dorme direito ou dorme demais, não para de pensar na outra pessoa, pois tudo se altera no sistema límbico que é o centro das emoções, causando alterações nas funções cerebrais como os do hipotálamo que é responsável pela fome, sede, sono e libido.

3- PAIXÃO E AMOR NA CIÊNCIA E VIDA: O ESSENCIAL E O SUPÉRFLUO

Hoje, afirmam cientistas que a paixão pode durar mais de 3 anos e é caracterizada pela forte alteração nos neurotransmissores cerebrais acompanhadas de mudanças bruscas de comportamento, especialmente quando a paixão não é correspondida, caso em que se revela em forma de depressão ou outros transtornos.

Já o amor surge naturalmente como um estabilizador do estado eufórico dos sintomas da paixão porque se a pessoa vivesse em constante estado de paixão com tantas alterações químicas o corpo não suportaria normalmente e entraria em pane, e nessa fase não há mais atos impensados, mas tão somente sensação de bem-estar, conforto, segurança, satisfação plena e paz.

Historicamente, a idéia de que o amor tem a ver com o coração data do famoso filósofo grego, Aristóteles. Para ele o coração era a sede controladora dos sentimentos e pensamentos porque quando alguma coisa abala emocionalmente o ser humano sente-se taquicardia, e essa idéia influenciou toda a cultura ocidental, e até hoje quando as pessoas se referem a paixão e ao amor fazem alguma referência como “coisas do coração”. Mas, depois de toda evolução científica havida na época do Renascimento, a anatomia e fisiologia passaram a ser amplamente estudadas e descobriu-se que a função primordial do coração em verdade é bombear o sangue para as artérias do corpo.

Por outro lado, se paixão e amor alteram o estado físico, emocional e psicológico de uma pessoa retirando-a do estado que se poderia chamar de ideal ou “normal”, poderia se questionar que a paixão e amor podem fazer mal? Realmente, de fato, podem ser prejudiciais pois causam alterações físicas até negativas no apetite, no sono, na concentração e podem levar a depressão e morte. Por outro lado, seja como for, em verdade quando se está apaixonado não há o menor interesse em se saber o que está acontecendo no corpo, e sim se somos correspondidos ou não. Mesmo que haja um fundamento fisiológico para o amor, ele continua sendo um sentimento nobre que mobiliza todos nós.

Depois de refletirmos sobre isso tudo: afinal por que as pessoas se apaixonam? Sinceramente, não sei!!! Sei apenas que a natureza é muito sábia e faz com que as pessoas se aproximem umas das outras e de tudo e todos a sua volta, e que depois de aproximá-las pode mantê-las unidas para sempre, e essa união tem que durar muito mais que o tempo suficiente para que os filhos e frutos da paixão e do amor possam nascer, crescer, serem criados e multiplicados e não morram de inanição por abandono, como acontece com os animais irracionais.

FINALIZANDO, e sem querer mais alongar-me e ser mais chato do que já fui, deixo evidente que ao experimentar debruçar-me mais uma vez sobre o tema da Paixão e Amor o fiz vestido da toga de jurista forense acostumado a batalhas processuais nada agradáveis que travam famílias em situações limites, terminais; e o fiz vestido do avental de artista plástico que tem como ferramenta básica de expressão a emoção estética social – portanto, pela visão jurídico-artística – adicionadas de referências de trabalhos de outras ciências, a exemplo da psicologia e psiquiatria. Assim, em despretensiosa abordagem, esse ensaio serve mais como registro de especulação que qualquer outra coisa.

O assunto é longo, é extenso e nesse curtíssimo ensaio não cabem maiores dissecações, por isso se traçou um mapa em linhas gerais que podem, merecem e devem ser mais detalhados.

Grandioso abraço reflexivo.

Feliz Dia dos Namorados a todos.

Ton MarMel.


.

domingo, junho 10, 2012

DIA DOS NAMORADOS

VOCÊ INSISTE EM BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE, EU QUERO BRINCAR DE PIQUE-PEGA, BRINCAR DE MÉDICO, BRINCAR DE PERA-UVA-MAÇÃ-SALADA-MISTA!






 

TEORIA DA RESOLUÇÃO

TEORIA DA RESOLUÇÃO
Pensem positivamente: sonhem de olhos abertos. HOJE vocês podem estar vendo o bueiro de uma galeria de passagem pública;
AMANHÃ poderão ver o bueiro de uma mansão.
(Ton MarMel)





Pornô XUXADA Global

Eu quero XU... Eu quero XA... Eu quero TXU-TXA-TXA... CHUCHAR!!! TCHÊ THERERE TCHÊ THÊ...


(Ton MarMel Ton)

EMBREGUETES, EMPREGUETES, PIRIGUETES E PEGUETES

EMBREGUETES e EMPREGUETES = empregadas domésticas + bregas + peguetes + piriguetes. EMBREGUETES não são as conhecidas, sérias, competentes e respeitadas trabalhadoras que se ocupam do sacrificante e conhecido ofício de domésticas ou diarista. Mas trata-se da postura de algumas profissionais do ramo de trabalhor doméstico descrita e criada pela mídia televisiva e folhetim de novela.







(Ton MarMel Ton)

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL E O BRASIL DA FILA ÚNICA

NA VISÃO CRIATIVA DE BRASILEIROS - Seria Brazil com Z mesmo que fosse feito aqui no Brasil, afinal a logo da copa é internacional e o idioma internacional é o inglês. Ou por acaso a copa da África do Sul o nome South Africa é Africancer? Sepédi? Sessoto? Setsuana? Tá, o inglês também é idioma oficial do país. E a copa de 2006, a logo trazia Germany e não 'Deutschland'. Quanto à simplicidade da logo, é um padrão internacional que as imagens tragam cada vez mais traços simples. Seria necessário um designer explicar melhor essa questão. Depois da logo pronta é sempre fácil criticar e dizer que dá pra fazer melhor, o problema é que sempre dá pra fazer melhor (pra qualquer coisa), então não dá pra chegar no modelo definitivo e com certeza essa criação teve todo um estudo e trabalho para chegar nesse visual, por mais simples que pareça ser. Como diz Jonathan Ive, líder de design da Apple, sobre o design simples da Apple, que acho que pode ser aplicado aqui: "A simplicidade dos designs da Apple é ilusória. Para muita gente, os produtos parecem óbvios. São tão simples e despojados que parece não haver um design envolvido. A tarefa é resolver problemas incrivelmente complexos e fazer com que a solução pareça inveitável e incrivelmente simples, de modo que as pessoas não percebam como a coisa foi difícil." É por aí...




FIM DO FERIADÃO!!! BELEZA, NÉ?! JÁ IMAGINOU ISSO NA ÉPOCA DA COPA DO MUNDO?! QUE MARAVILHA, HEIM!!! VOCÊ, SUA FAMÍLIA, SEUS FILHOS E AMIGOS NO MEIO DE UM ARRASTÃO OU ENGARRAFAMENTO OU NO MEIO DE UMA PORÇÃO DE SUJEITOS MAL ENCARADOS QUERENDO TE ROUBAR, SEQUESTRAR, ESTUPRAR MULHER, FILHOS, FILHAS, AMIGOS E AMIGAS, OU NO MEIO DE UM TIROTEIO?! 









(Ton MarMel Ton)