Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

sexta-feira, setembro 17, 2010

CONVITE: MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL - ACERVO PERMANENTE - MOSTRA

CONVITE: MUSEU  DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL - ACERVO PERMANENTE - MOSTRA
 
“Expor permanentemente obras de referência de nossa Instituição é uma demanda antiga da classe cultural e também  dos visitantes de museus de Arte do Rio Grande do Sul. Em 2007 apresentamos de forma diferenciada a linha do tempo de formação da Coleção na mostra Acervo MARGS – Evolução Histórica. No começo de 2008, a exposição Acervo MARGS – Expressividade na Arte Brasileira percorreu com grande sucesso quatro cidades do interior do Estado. Em 2009, cruzou a fronteira gaúcha e chegou ao Museu Oscar Niemeyer/MON de Curitiba.

Assumimos o papel de um grande museu de Arte para privilegiar a exposição de algumas de nossas peças mais importantes. Esta é a função da mostra Acervo Permanente. Dividida em 3 módulos – que espelham a distribuição proporcional de obras existentes na Coleção – a mostra traz, de forma genérica e efetiva, pinturas, e esculturas gaúchas, nacionais e internacionais.

Para além de uma curadoria rigorosa, a idéia é apresentar um grupo principal de obras – aquelas mais estimadas e solicitadas por nosso público – de acordo com a qualidade intrínseca e técnica de cada uma. Observamos também um período específico – fins do século 19 e meados do século 20.

Reunimos autores gaúchos consagrados, oferecendo um painel sucinto das principais linhas estéticas que se concentram no Estado nesse deteminado período. Temos uma grande representação de professores do Instituto de Belas Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, o mais importante centro de difusão e produção de arte no sul do país na primeira metade do século 20. Selecionamos ainda obras brasileiras de alguns ícones da nossa pintura, além de peças estrangeiras da virada do século 19 para o 20, figurando as escolas romântica, realista e pré-impressionista, com a proposta de ilustrar tendências marcantes do período na Europa que tiveram influência decisiva na arte brasileira na época”, segundo informe do Diretor do MARGS, César Prates.

Portinari, Visconti, Bustamante, Bonadei e dezenas de outros geniais talentos podem ser vistos, apreciados e deliciados, e paralelamente o visitante pode ainda ver uma mostra itinerante que teve a vernissage acontecida nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, e, ainda, conta com um serviço de Bistrô do próprio Museu de Arte, além de loja, café, tour virtual, visitas guiadas e muito mais que obras velhas, encalhadas, empoeiradas e emboloradas. Além disso, o museu é ícone dentre os pontos de referência cultural do Rio Grande do Sul  mais visitados: Mercado Público,  Praça Montevidéu,  Santander Cultural,  Memorial do Rio Grande do Sul, MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli,  Cais do Porto,  Banco Safra,  Clube do Comércio,  Casa de Cultura Mário Quintana,  Igreja Nossa Senhora das Dores,  Usina do Gasômetro.

É verdade que muita gente boa e até de certo nível cultural, inclusive vários comerciantes da redondeza, desconhecem o endereço do Museu. Então eis aí uma boa oportunidade para se fazer turismo cultural e conhecer um pouco da história das belas artes gaúchas, e, melhor ainda, de graça... Então, vamos nessa que é legal a bessa!!!

LOCAL DO MUSEU: Praça da Alfândega, s/n°,  Centro - 90010-150 - Porto Alegre - RS – BRASIL, Fone (51) 3227-2311, Fax (51) 3221-2646, museu@margs.rs.gov.br

HORÁRIO DE FUNCIINAMENTO: De terças a domingos, das 10 às 19 horas. Todas as exposições têm entrada franca. As segundas, somente expediente interno.

SITE DO MUSEU: http://www.margs.rs.gov.br/pag_como_chegar.php



Grandioso abraço, e saudações advocato-artísticas.

MARMEL – anTONnio MARtins MELo


· · Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário