Translate

TOTAL DE VISITANTES

TOTAL DE VISITANTES

Quem sou eu

Minha foto
Bem vind@ à página de Ton MarMel (anTONio MARtins MELo), Artista Visual que desde infante manifestou talento para pintura, desenho, escultura, frequentou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, recebeu vários prêmios, participou de salões de arte, exposições individuais e coletivas, e também é jurista, Advogado pós-graduado, especialista em Direito Público.

Digite aqui o que quer pesquisar

sexta-feira, outubro 07, 2011

A INTERNET É A ÁGORA GREGA E FORO ROMANO NA ATUALIDADE






A INTERNET É A ÁGORA GREGA E FORO ROMANO NA ATUALIDADE,OU SEJA, UMA IMENSA PRAÇA PÚBLICA E UM GRANDE MERCADO, UMA FEIRA, UMA REDE NA QUAL SE PODE OBTER BONS PEIXES E MUITO LIXO TAMBÉM



Talvez os primeiros espaços urbanos que tenham sido intencionalmente projetados para cumprirem o papel que hoje é dado às praças sejam a ágora, para os gregos, e o forum, para os romanos. Ambos os espaços possuíam, no contexto das cidades nas quais se inseriam, um aspecto simbológico bastante importante na cultura de cada um dos povos: eram a materialização de uma certa ideia de público.


A ágora grega era o espaço no qual a limitação da esfera pública urbana estava claramente   decidida: aí se praticava a democracia direta, sendo o lugar, por excelência, da discussão e o debate de ideias entre os cidadãos. A ágora normalmente se delimitava por um mercado, uma stoa e demais edifícios, sendo que dela era possível ver a acrópole, a morada dos deuses na mitologia grega. Já o fórum romano representava em si mesmo a monumentalidade do Estado, sendo que o indivíduo que por ele passasse estava espacialmente subordinado aos enormes prédios públicos que o configuravam. Diferenciava-se da ágora na medida em que o espaço de discussão não mais era a praça pública, aberta, mas o espaço fechado dos edifícios, nos quais a penetração era mais restrita. 


(Gravura da Praça do Campidoglio, em Roma, projetada pelo arquiteto Michelângelo)

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário